Nesta quarta-feira, 04 de novembro, aconteceu no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Água Boa, a abertura do Encontro dos Consórcios da Região do Vale do Araguaia para o estudo sobre a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).
O evento que se estende até sexta-feira, dia 06 de novembro, é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Associação dos Municípios Matogrossenses (AMM) e os Consórcios Regionais.
O objetivo do encontro é capacitar os técnicos municipais sobre a elaboração dos PMSB’s, dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal, até dezembro de 2015, garantindo assim o repasse de recursos da FUNASA para execução de suas metas como redes de água potável, manejos de águas pluviais, redes e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de lixo e controle de pragas.
No acontecimento estiveram presentes os representantes de 27 municípios integrantes de quatro consórcios regionais, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (CODEMA), o Consórcio Portal do Araguaia, o Consórcio do Araguaia, e o Consórcio Norte Araguaia.
Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra estavam o Prefeito de Água Boa Mauro Rosa, o Vice Prefeito de Água Boa Lírio Maggioni, o Primeiro Secretário da Câmara de Água Boa Ari Zandoná, o Prefeito de Querência e Presidente do CODEMA Gilmar Wentz, o Coordenador dos Consórcios Reinaldo Loffi, a Coordenadora do Núcleo Técnico da FUNASA Leiliane Barbosa e o Engenheiro Sanitarista da UFMT Rodrigo Acioli.
Também se fizeram presentes, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Helaine Cristina, o Secretário Municipal de Administração Luiz Omar Pichetti, o Secretário Municipal de Saúde Renato Beraldo, o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura Agnaldo Lansoni, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e meio Ambiente Germano Zandoná e os Vereadores de Água Boa Cesinha e Adelar Fusinato.
Para o Coordenador dos Consórcios Reinaldo Loffi, a integração das gestões e a reativação do gabinete estadual de consórcios vêm viabilizando conquistas como este encontro, onde antes os municípios sozinhos não conseguiriam buscar ou demandaria muito tempo para acontecer em um por um.
Para o Prefeito Mauro Rosa, a proposta federal de saneamento dos municípios impõe uma meta audaciosa para os gestores, sendo um grande investimento que Água Boa vem se preparando e está disposta a seguir, mas que certamente necessita da ajuda orçamentária daquela esfera superior.